Nasci em Recife no dia de Todos os Santos e me criei em Salvador, na cidade de Todos os Santos. Sou atriz-pesquisadora, palhaça e escolhi a arte como caminho de vida. Em dezembro de 2007 resolvo sair da Bahia e ir em busca de um grande sonho. Mudo-me para Olinda (PE), volto para minha origem, meu berço e me reconheço finalmente. Em 2011 retorno para Bahia, agora para o Vale do Capão. E me deparo com um lindo caminho... Aqui apresento um pouco de tudo do que vim buscar e do que acredito.





Sejam bem vindos!

CONTATO:

(81) 9600-5165

vivianemaior@ig.com.br

frevoproducao@yahoo.com.br



quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A TRAJETÓRIA

O Começo.
Vim para Pernambuco em busca da cultura popular, o meu objetivo era identificar especificamente dentro da dança popular princípios que pudesssem ser trabalhados no treinamento de ator. Criar exercícios para o treino de teatro a partir das manifestações populares. No início da pesquisa (final de 2007 e início de 2008) procurei passar pela maioria das manifestações populares de Pernambuco como: frevo, cavalo marinho, maracatu, ciranda, caboclinho e coco. Com o passar do tempo fui escolhida pelo frevo e pelo Cavalo Marinho. Durante o ano de 2008 foquei a pesquisa na Escola Municipal de Frevo (Recife-PE) e no Cavalo Marinho Estrela de Ouro e Estrela Brilhante, ambos de Condado (Zona da Mata Norte de Pernambuco). Porém, com relação ao frevo, algo faltava. Ainda não havia me encontrado. Era como se não estivesse encontrando o que buscava na dança do frevo: o corpo "extracotidiano". Fiz pesquisa de campo, li textos referentes ao tema e treinei muito (sozinha!) dentro da sala de trabalho. Passei todo o ano de 2008 sem mostrar para ninguém o que estava criando, pois para mim tudo era ainda muito novo. Porém, durante essa caminhada tive um feliz encontro com duas pessoas que compartilhavam muito de tudo que procurava: Lineu Guaraldo e Tainá Barreto (que também estavam se mudando para Pernambuco), eles vinham de Campinas - SP. Acho muito importante ressaltar que passei todo ano sem nenhum tipo de apoio e incentivo à pesquisa, mas fui muito bem recebida por todos e fiquei impressionada com a abertura, disponibilidade e generosidade das pessoas! Isso realmente fez a diferença.
Teatro e Dança: uma brincadeira.
Eu e minha "pareia" (expressão usada no Cavalo Marinho para designar "parceiro", "dupla") Tainá decidimos convidar Lineu para um projeto de pesquisa que envolvesse o Frevo e o Cavalo Marinho. Deu certo! Ganhamos o PROGRAMA BNB DE CULTURA 2009 e agora tínhamos apoio para darmos continuidade à pesquisa, nesse momento juntos.
Esse projeto foi fundamental para a minha trajetória, pois nele acabei me envolvendo mais com o frevo, comecei a compartilhar o treino com outras pessoas e o mais importante: me encontrei! Conheci o grupo de frevo "Guerreiros do Passo" que difundem o método de Nascimento do Passo (que não é mais utilizado na Escola Municipal de Frevo) e minha pesquisa deu um salto imenso! Me apaixonei, me encantei, a cada encontro, a cada aula, a cada brincadeira na rua eu me surpreendia com a riqueza de material, a sabedoria e finalmente: o corpo que eu tanto procurava: extracotidiano!
Finalizamos o projeto com dois resultados:
1 – “Passo- Pisada: ensinamentos do corpo brincante”:
Oficina prática para atores e dançarinos a partir dos elementos do frevo e do cavalo marinho. Ministrada por Viviane Souto Maior, Lineu Guaraldo e Tainá Barreto. Realizada no Teatro Hermilo Borba Filho, de 29.06 a 03.07 de 2009.

2 – “Passo- Pisada: trajetórias de uma pesquisa”:
Palestra-demonstração (teórica-prática) com Viviane Souto Maior, Lineu Guaraldo e Tainá Barreto, sobre a busca de uma técnica para o ator-dançarino embasada em elementos do frevo e do cavalo marinho. Realizada no Auditório da Livraria Cultura, no dia 04.07.2009.
Fervo, Frevo: aula-espetáculo.
A pesquisa continua. No primeiro semestre de 2010 terei uma Bolsa que financiará meu projeto. Fui contemplada na região Nordeste pela Bolsa Funarte de Produção Crítica nas Interfaces dos Conteúdos Artísticos e Culturas Populares 2009 com o projeto "Fervo, Frevo: aula espetáculo - a cultura popular na formação de artistas e na criação cênica". E Lineu, ganhou a bolsa da região Sudeste! VIVA!VIVA! Muita felicidade! Nessa fase da pesquisa proponho a criação de uma cena a partir do frevo e o seu resultado será uma aula-espetáculo. Continuo uma curiosa da cultura popular em geral, principalmente da dança, olhando, pesquisando, praticando e vivenciando outras manifestações. Esse projeto atual teve início, oficialmente, no dia 04/12/2009. É o início de mais uma fase e estou ansiosa, feliz, plena e com a vontade do mundo para colocar a mão na massa!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário