Nasci em Recife no dia de Todos os Santos e me criei em Salvador, na cidade de Todos os Santos. Sou atriz-pesquisadora, palhaça e escolhi a arte como caminho de vida. Em dezembro de 2007 resolvo sair da Bahia e ir em busca de um grande sonho. Mudo-me para Olinda (PE), volto para minha origem, meu berço e me reconheço finalmente. Em 2011 retorno para Bahia, agora para o Vale do Capão. E me deparo com um lindo caminho... Aqui apresento um pouco de tudo do que vim buscar e do que acredito.





Sejam bem vindos!

CONTATO:

(81) 9600-5165

vivianemaior@ig.com.br

frevoproducao@yahoo.com.br



domingo, 18 de novembro de 2012

Finalização do projeto "A RIQUEZA DE CASA"



A apresentação da aula espetáculo "Fervo, Frevo", realizada na Livraria Jaqueira no dia 17/11/12, finalizou o projeto "A Riqueza de Casa - A contribuição do Frevo para uma pesquisa em Dança" patrocinado pela FUNDARPE através do edital Funcultura. Este trabalho representa o fechamento de um ciclo, de construção, desconstruções, discussões, pesquisa, investigação e debate com o público para a elaboração da versão final da aula espetáculo. Agradeço a todos que contribuíram direta e indiretamente... Ajudando-me a experimentar, descobrir e me apropriar do meu fazer artístico com calma, dando um passo de cada vez.  Agora me preparo para iniciar a montagem do espetáculo solo! E vamo que vamo!!!! Freeeeeeeeeeeevo!!!!!GRATIDÃO.
 
Para a minha família.
A todos os foliões e carnavalescos.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Fervo, Frevo: aula-espetáculo NA LIVRARIA JAQUEIRA..



A Livraria Jaqueira recebe a aula-espetáculo “Fervo, Frevo”, no dia 17 de novembro, às 17h, que será coordenada pela atriz-pesquisadora Viviane Souto Maior. A apresentação vai contar ainda com a participação especial de Gil Silva e Lucélia Albuquerque, do grupo Guerreiros do Passo. A aula-espetáculo corresponde à demonstração de trabalho da atriz-dançarina e pesquisadora Viviane Souto Maior sobre contribuição da dança frevo, seus princípios técnicos, cênicos e educativos, como potencial para o trabalho nas artes cênicas. A aula-espetáculo busca aliar a pesquisa desenvolvida na cultura popular aos princípios de dança e da Antropologia Teatral, apresentando o treinamento e uma performance cênica desenvolvidos a partir da dança frevo.

Confira!

Serviço:
Fervo, Frevo: aula espetáculo.
Atriz-Pesquisadora: Viviane Souto Maior
Data: 17/11/12 (sábado)
Local: Espaço Jaqueira
Horário: 17h

Informações:

Viviane: (81) 9600-5165 / vivianemaior@ig.com.br
Chris Galdino: (81) 9721-4371 / chrisgaldino@gmail.com
Blog da pesquisa:
 http://viviver.blogspot.com/ 

A Livraria Jaqueira fica na Rua Antenor Navarro, 138 (esquina com a Rua do Futuro) - Jaqueira. Telefone: 81 3265-9455.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SEGREDOS DE LIQUIDIFICADOR

Espetáculo de teatro e circo o qual fiz a direção e foi apresentado no Circo do Capão (Chapada Diamantina-BA) em Julho de 2012.





Que segredos têm?



O convite para fazer a direção do espetáculo “Segredos de Liquidificador” foi um grande presente! Um grande aprendizado. Mais um sonho realizado.



Propomos um roteiro bastante desafiador, estreitando os laços entre diversas linguagens artísticas: circo, música, canto, teatro e percussão corporal. Trabalhamos acima de tudo com o conceito da SIMPLICIDADE. O importante não é “O QUE”, mas o “COMO” se faz. Essa é a frase central do espetáculo que engloba todo o processo. A base do trabalho teatral é o teatro físico, mas especificamente a linha do teatro antropológico. Utilizamos o treinamento da DANÇA DOS VENTOS que foi criado pelo grupo PONTE DOS VENTOS (Dinamarca), dirigido por Iben Nagel Hasmussen e que me foi passado pelo grupo “Oco teatro Laboratório” (dirigido por Luís Alberto Alonso) o qual fiz parte.



O espetáculo trata-se da cozinha e busca recriá-la, dando um novo olhar a esse lugar tão comum onde passamos tanto tempo e muitas vezes não nos damos conta das diversas possibilidades de estarmos nele, saindo dos automatismos do nosso dia-dia. O espetáculo tem como elemento central o CILINDRO, um aparelho aéreo de circo elaborado para esse projeto e que é um dos nossos “segredos”! O universo do feminino, o encontro entre quatro mulheres, as conversas, a delicadeza, a força, os conselhos, a cumplicidade e a receptividade permeiam o espetáculo integrando os músicos/personagens que também mergulharam junto trazendo muita escuta e sensibilidade.



Gratidão a todos que diretamente e indiretamente contribuíram para que tudo se concretizasse e fosse realizado com muito prazer e muito amor! Gratidão aos meus parceiros de “viagem”: Mara, Sol, Pusa, Lú, Ari e Mau que me ensinaram todos os dias a arte do trabalho em grupo movido pelo coração! Esse é o meu grande presente... Meu imenso respeito e gratidão.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

A herança de nós para nós mesmos.


“Um dia uma amiga Paraibana arrochada me perguntou: Se você fosse uma música qual seria? E eu sem nem precisar pensar, respondi com um grande sorriso no rosto: EU SERIA UM FREVO!

Dançando as minhas memórias, meus registros, minhas várias facetas, me deparando com minhas máscaras, muitas de proteção, outras de libertação! Encarando o que sou, quem sou e o que tenho, desfazendo-me do que não quero mais e compreendendo o que verdadeiramente é meu. Incorporando cada energia, presença e figuras presentes no inconsciente coletivo. Manifestando a alegria de estar viva, de compartilhar esse grande sonho chamado VIDA e despertar. Eu sou apenas um canal, um receptáculo de sonhos, eu vivo, não represento, o palco só me coloca em foco, em um lugar de destaque que me faz lembrar o poder da troca, a comunhão e comunicação entre almas. É por isso que faço ARTE, é para isso que todos os dias tento transpor meus limites, purificando meu corpo-mente-espírito e podendo, desta maneira, doar a minha flor, doar o que de mais sagrado eu possuo: a minha essência.

Manifesto-me através do teatro e dança, treinando não mais para ser uma atriz preparada para atuar, mas para me tornar, a cada dia, canal direto do divino que há em cada um de nós. A minha trajetória no teatro me fez compreender que fazemos arte porque é necessário, não falo de política, não falo de entretenimento, nem do cunho social, falo dessa vontade além vontade que nos coloca em um estado de presença e meditação, que nos põe em silêncio e observação, que nos proporciona o esvaziamento da nossa casa interna e a felicidade de estarmos vivos, descobrindo o poder da desconstrução.

O frevo foi esse caminho de autoconhecimento e aprimoramento do meu instrumento (corpos-voz), que me fez, me reconectar com a minha linhagem, acordando as memórias mais profundas de cada célula do meu corpo, fazendo-me verdadeiramente me reconhecer na ALEGRIA e na BRINCADEIRA. Encontrar um lugar onde me conecto com o outro e sou inteira, sou total entrega e verdade, simplesmente sou, sem querer mais nada, preenchida de memórias e sonhos, encontrando o real sentido da SAUDADE que permeia esse lugar e sabendo que estamos próximos, bem próximos de alcançar a nossa casa.

Difícil explicar a alegria que me toma, o subir e descer das ladeiras de Olinda, o suor em todo o corpo, num sol escaldante que para muitos seria o verdadeiro inferno, cenário digno de pagar promessas!  Para mim é o céu... E viva os pontos de vistas! “A multidão me acompanha...eu vou!” Já dizia Capiba... Fantasias, máscaras, espírito de brincadeira, irreverência, expurgação, verdade e êxtase! Para mim isso é o carnaval. O momento em que se tiram as máscaras, um momento de respiro em que a humanidade tem o direito de tirar as vestes da ilusão e entrar na realidade (apesar de muitos pensarem que é o contrário). Um instante ínfimo de libertação dentro do aprisionamento do nosso sistema, onde todos, absolutamente todos são iguais e se abraçam na pureza que somente as crianças guardam em seus corações. (Viviane Souto Maior, 07/09/2012)”

quinta-feira, 15 de março de 2012

Fervo, Frevo em João Pessoa (PB)


Depois da LINDA apresentação na UFPB, com o Teatro Lampião lotado com a presença de professores e alunos de artes cênicas da universidade, recebi o convite da Escola Piollin para apresentar a cena que integra a aula espetáculo FERVO, FREVO no Centro Cultural Piollin. A apresentação aconteceu após o espetáculo ClownBar, dirigido por José Tonezzi, do grupo NEECO (Núcleo de Estudos e Experimentação do Cômico) que por sinal me chamou bastante atenção pela qualidade do trabalho e da pesquisa com o palhaço!

As discussões na UFPB e na Piollin foram extremamente enriquecedoras para a pesquisa! VIVA! Presentes dos anjos!Encantada com a Paraíba, agradecida pela calorosa receptividade...

domingo, 26 de fevereiro de 2012

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Partitura Física criada a partir da dança frevo.

Esta é a célula do que hoje é a Aula-Espetáculo "Fervo, Frevo". Essa partitura física foi criada a partir da pesquisa com os movimentos do passo do frevo, sua mecânica e princípios pensados a partir do trabalho com a antropologia teatral. Apresentação realizada na Livraria Cultura em 29 de Junho de 2009, resultado do projeto de pesquisa "Teatro e Dança: uma brincadeira" patrocinado pelo Programa BNB de Cultura 2009.



segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

domingo, 8 de janeiro de 2012

"FERVO, FREVO: AULA-ESPETÁCULO" integra o 18ᵒ Janeiro de Grandes Espetáculos.





VIVA O FREVO!
Evento composto pela aula espetáculo "Fervo, Frevo", de Viviane Souto Maior, sobre a cultura popular na formação de artistas e na criação cênica, com participação dos passistas Gil Silva e Lucélia Albuquerque (Guerreiros do Passo), e lançamento dos livros "Brasil Africano: Frevo", de Christianne Galdino (R$ 10,00), e "Aula Espetáculo 100 Anos de Frevo", de Mariângela Valença(R$ 15,00).


Ingresso: Gratuito.Dia 21 (sábado), às 22h, na Casa Mecane. (Av. Visconde de Suassuna, 338. Santo Amaro, Recife. Tel: 3038.0543.)